quarta-feira, 21 de abril de 2010

Rio Távora


O rio Távora é um afluente do rio Douro na margem esquerda deste, e tendo como principais afluentes as ribeiras de Gradiz, Rio de Mel, Açores e da Lezíria.
Nasce nas proximidades de Trancoso e vai desaguar próximo de Tabuaço.
Historicamente, existiam cinco pontes antigas sobre o rio Távora, das quais só duas sobrevivem a Ponte do Abade, e a Ponte Nova, ponte romana datada do século III, situada em Vila Novinha, Freguesia de Rio de Mel, concelho de Trancoso; as restantes foram submersas pela barragem de Vilar, a da Vila da Ponte, a do Freixinho e a Ponte Romano-Medieval de Vilar, 110 m, 4 arcos, as suas pedras foram roubadas em 1983 pela população, e ligava as povoações de Vilar e Fonte Arcada.

1 comentário:

  1. Devia ter uns 13 anos quando me aventurei, com outros rapazes da Lapa, nadar de uma margem para outra do rio Távora na zona da Vila da Ponte. Fomos inconscientes, porque nenhum de nós sabia nadar em condições!
    Já agora que fique o registo que a Ponte do Abade, onde passa o rio Távora, pertence a 2 freguesias, 2 concelhos, 2 distritos, 2 comarcas e 2 dioceses!
    Nuno, uma vez mais, obrigado pelas imagens de sítios por onde cresci e vivi. Acabei de actualizar o meu blog com fotografias tiradas na Páscoa! Passa por lá ...
    Um abraço, Arménio.

    ResponderEliminar