quarta-feira, 1 de outubro de 2014




5 comentários:

  1. Que linda! Que fabulosos candeeiros e tanta luz....
    Estudou, decerto, em História, o Iluminismo, e aqui, essa corrente cultural, aplica-se na "mouche".

    Dias bem luminosos.

    ResponderEliminar
  2. Catedral Saint Agustin, das mais belas em que já entrei a luz por lá é naturalmente e artificialmente deslumbrante. Iluminismo desconhecia vou investigar. Dias com muita luz.

    ResponderEliminar
  3. Não conheço, mas acho-a ...ai, não encontro o adjetivo... Bem, fico com o "seu", deslumbrante.
    Pesquise, pesquise, e depois diga-me, se assim o entender, o que achou dessa corrente filosófica. Eu, entretanto, vou saber porque motivo as pontes necessitam de pilares.

    Não "hiberne" por muito tempo, ou melhor, "hiberne" o tempo que lhe apetecer, mas, depois volte. Sim?

    Muita luz, muita luz.

    ResponderEliminar
  4. Agora entendo esta corrente filosófica, interessante por ser a génese intelectual que viria a ser preponderante e fundamental na passagem de um mundo medieval para um mundo dito moderno, Pena a razão ter levado esta sociedade ao capitalismo e a razão não tenha acordado das trevas do fanatismo na religião. Esta corrente filosófica aliada á fisica com Newton ajuda a provar o porque dos pilares nas Pontes. Boa Semana

    ResponderEliminar
  5. Tenho, de novo, de lhe dar nota 20, porque eu, JAMAIS, conseguiria fazer uma síntese explicativa tão perfeita e realista sobre o assunto acima citado.

    Religião e Política são as "traves" mestras desta catedral, que se chama vida. Fiz na faculdade dois anos de História das Religiões e História das Mentalidades. Nesta última cadeira, falava-se de tudo, e muito profundamente. Teríamos muito para conversar sobre estes temas, mas, acredite que o Socialismo de Rosa Luxemburgo, de Lenine e/ou de Marx, não serviram a Humanidade, tal como o Capitalismo desenfreado, desonesto e usurpador, não serve. Convenhamos, todavia, que se vive muito melhor agora, do que no século XIX ou mesmo no XX. Avanços técnicos, desenvolvimento da medicina e outras ciências, etc., são "os louros" deste século, mas ainda há muito para fazer, portanto ainda há muitas TREVAS, sim. Quando os pais, por exemplo, compram um telemóvel para uma criança, que frequenta o jardim escola ou a primária, estão, completamente equivocados, às escuras, quero dizer. Dá-se um retrocesso e não um avanço na sociedade (ponto final, parágrafo).

    Bem, o que eu sei de Isaac Newton e das suas três leis...!!!!!!!!!!!!!!!!! Bem, nem lhe conto, porque já as sabe de trás pra frente, e de frente para trás.
    Pois é, a força da gravidade, a atração dos corpos, a Alquimia, é que têm culpa disto tudo, mas "coitadito" de Newton, que teve uma infância, uma adolescência e um estado adulto SEM AFETOS. Ninguém merece. Não chegou a conhecer o pai, por falecimento deste, e a mãe voltou a casar-se com um pastor anglicano, e o miúdo não gostou nada do "evento", e daí, remeteu-se ao silêncio, à introspeção, passando a olhar para tudo, com olhos de ver, magicando e inventando, até que a maçã lhe caiu na cabecita. FEZ-SE LUZ!

    As pontes têm pilares, porque necessitam de suportes, caso não, e devido à força da gravidade, cairiam para o chão, para baixo, portanto. É a terra que fabrica essa mesma força. Incrível!
    Acertei, Sr. Engenheiro? Vá lá, eu só quero um dez.

    Abraço, de muita luz.

    ResponderEliminar