terça-feira, 4 de novembro de 2014


Esta cidade está a ficar pequena,
Como uma ilha onde o Norte é ali ao lado do Sul.
Vestidos de branco, acabaram por me agarrar...



9 comentários:

  1. Olá, Nuno!

    Paris, sempre foi a "Pátria" dos k fugiam à guerra, dos intelectuais de esquerda, dos homens e mulheres da Arte, enfim, de gente, diferente.

    O meu avó dizia k Paris, era uma terra "sem lei", e onde cada um fazia o k mto bem lhe apetecia, pke o lema dos franceses é : LIBERDADE, FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE.

    aA fotos, embora pequenas estão bonitas, vivas, e com mto branco, mta luz. Com k então, deixou-se apanhar pela luz e por alguém vestido de branco. Bem, só pode ter pensado k seria a sua noiva, de branco, claro.

    Conte-me "tudo", sim? Ela estava bonita? O Nuno estava, como todos os noivos, inquieto, vestido a rigor, e desejando ver o vestido dela. Fale-me da boda. Da lua de mel, não é preciso, pke suponho ter sido um "CONTO DE FADAS.

    Bonne journée et allons-y!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite, Céu.

      Ao longe poderiam se confundir com vestidos de noivado, foram se aproximando, eram batas brancas de um hospital Hospital Psiquiátrico qualquer.
      A minha noiva é uma mulher bonita, uma Senhora, como eu ela não quer uma festa de casamento, vou dizer-lhe ao ouvido bem baixinho, prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.
      Depois acordaram-me para o pequeno almoço e medicação da manha.
      Sim, só pode estar aqui a minha noiva, alias o único local de gente igual a mim, rodeado de tanta loucura.
      Vou tomar a medicação e dormir.
      Tenha uma boa noite Céu. :)


      Eliminar
    2. Olá, querido Nuno!

      Está a sonhar ou a falar a sério? Se é a sério, não pense que me afugenta, pke se o presente não o deixar "fugir", sair daí convenientemente, POR ENQUANTO, ai o futuro vai ter de esperar por si, VAI, VAI.

      Conheço bem o "pedaço", o ambiente, não por mim, mas pela minha mãe, k era uma mulher extremamente lúcida e muto inteligente. Por vezes, punham-na apática, "enclausurada", mas depois, qdo era ela, outra vez, ouviam o que queriam e o k não queriam. Dizia mtas vezes: "eu só tenho medo de uma pessoa, de um ser: DEUS".

      A sua noiva, essa Senhora, soube-lhe bem escutar ao ouvido essas palavras, pke embora ela tenha já ido a casamentos, civis e religiosos, nunca percebeu lá mto essa "ladainha", k, raramente se cumpre.

      Atirou-me uma "pedra" ou um beijo longo no último parágrafo da sua mensagem? Se foi "pedra", fui ainda a tempo, e tirei-lha da mão, sem que o Nuno oferecesse a mínima resistência, aliás, nem deu por isso. Não é consequência da medicação, não, mas sim do afeto, k lhe envio em doses colossais.

      FALE, DESABAFE, QDO SE SENTIR CAPAZ, QDO QUISER, PKE SOU TODA OUVIDOS, OLHOS, MÃOS E OMBRO AMIGO.

      Também eu tomo há 20 anos, diariamente, medicação, PARA TODA A VIDA, pke sou demasiado DOCE, e eu o pâncreas não nos entendemos, mas eu tenho vencido, não a guerra, mas mtas batalhas travadas com ele. INSULINA, NÃO OBRIGADA!

      Espero k tenha dormido bem, e que o "HOJE seja a continuação de um futuro lindo e promissor.

      Beijos e um abraço, sem lamentos.

      Eliminar
  2. Ah, enganei-me no lema: IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE.

    Então, e a sua resposta? Deixei, tb, conversa em dois postes, abaixo. Espero k não se esqueça. Obrigada!
    Eu é k posso ser lenta, pke sou alentejana, mas um beirão, lento? Não me faça esperar 24h, como é já habitual, para ler o k eu escrevo, e o k o Nuno responde.
    Vamos lá fazer um esforço, pke qto menos escreve, menos quer escrever, é assim em todas as vertentes da nossa vida. Quem toma café, tem tendência a tomar cada vez mais, e por aí fora. Veja, eu qto mais escrevo, mais quero escrever, e as minhas mãos coitadinhas é k sofrem, mas a "cabeça", nem sempre ajuda. isto, é apenas, um exemplo.

    Até já!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Céu.
    Tudo delírios, tudo mentiras, tudo confusões, tudo lamentos!
    Nunca é demais agradecer o seu apoio, o seu ombro.
    Confesso que por-vezes não sei como responder, aos seus desabafos pessoais, familiares, de saúde, de forma de estar, tanta coisa! por outro lado sei que se estivesse não saberia o que dizer.
    Noto uma força sobrenatural, singular, estranha um pouco desse lado.
    Deixo um beijo e um abraço forte.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, este "miúdo" está a querer baralhar-me, mas olhe que eu sei o que é a bipolaridade, pke a minha mãe sofria desse mal, e não tomava gin, bebida bastante alcoólica, k "SÓ" tem 49% de álcool, portanto mto parecida no teor de álcool, ao vodka. Não estou a delirar, estou a informar, apenas. "Sábado à noite, .....somente só..", como diz a canção. Eu mereço, eu quero verdades, Nuno!

      O importante é dizer algo. Eu vou dando a volta por cima, pelos lados, pra frente, pra trás, enfim, onde haja espaço de manobra.

      Pois é, Nuno, é capaz de ser uma força divina, sobrenatural, os braços do avô João e da Tita, vontade de viver e vencer, e amanhã, nova corrida, nova viagem, como nos carrosséis.

      E amanhã, vou ter um dia tão preenchido, ó se vou, mas Deus está comigo.

      Retribuo o beijo e o abraço forte, mas, tenha "cuidado" com a minha "cervical", k tá ficando velhinha.

      Eliminar
  4. Boa noite, Céu.
    Há uns anos atrás não muitos aconselharam-me um bom psicólogo, o melhor de todos, reunião marcada lá foi o Nuno, á entrada perguntei o preço da consulta. vou só ali fora tomar um café , pensar melhor e logo decido. até hoje!
    Nada mais que verdades o que tenho escrito para além deste delírio.
    Gostava de escrever coisas bonitas, gostava de descrever a alegria dos meus dias, mas isso não passa de uma mentira.
    Amanha é outro dia, a solidão vai acordar cedo arrastar-se-a até ao final da noite já cansada de mim.
    Sei que não vai ser sempre assim, um dia acredito que possa vir a fotografar um sorriso depois publicarei aqui no blogue, não sei qual é o tempo que me separa desse momento.
    O seu dia tem vida, é preenchido e conta com um Deus, fico feliz por si.
    Bom fim de semana, beijo.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, Nuno!

    Não sei se fez bem, mas Psiquiatria com Psicologia ajuda um bom bocado. Eu sei-o pela minha mãe, nas poucas vezes k lá foi.
    Nuno, faça o seguinte exercício mental e pergunte a si próprio, e em voz alta: mas por que estou eu triste? O que me falta? Estou a exercer, profissionalmente, aquilo de k gosto? Não sei bem o k quero? Se vim para Paris, cidade k não conhecia, e lanço-me assim, sem "rede", para melhoria de vida, porque não voltarei eu, nem k seja, temporariamente, para a minha aldeia? Não morro à fome, tenho lá família, gente amiga, gosto mto de coisas simples, etc.

    Sabe k não há dois dias iguais, e tenho a certeza de k publicará, aqui, no seu velhinho blogue um SORRISO seu, k demonstre felicidade, e talvez um de mais alguém, e mais cedo do k pensa. No dia em k foi àquela quinta, fotografou uma menina montada num cavalo, e escreveu k era aquilo k queria, mesmo, e um cão. A vida tem momentos bons, é verdade, e o Nuno sente-os, mas depois, lá vem o desalento. Fale-me da sua infância, qdo quiser, talvez ajude.

    O meu dia, "meu amor", hoje foi passado no Hospital de Oncologia, desde as 11h e cheguei por volta das 20h45m. Exames e mais exames, e alguns deles com sedação. Sossegue, não tenho cancro, mas ando a ser seguida lá desde 1987, em Gastroenterologia. Estou cansada, e ainda um bocadinho zonza, porque estive a soro, quase todo o dia, mas, amanhã, eu quero ir DANÇAR, embora tenha de ter cuidado com o braço esquerdo k ficou negro, devido à agulha do soro. As minhas veias estão já mto débeis, não da idade, mas de serem tão usadas, mas Deus está comigo e CONSIGO, também.
    Na próxima sexta-feira, dia 14, lá estarei eu, outra vez, no hospital para consulta e mais análises.

    ACREDITE EM DEUS, FALE COM ELE, PKE ELE É NOSSO PAI, E OS PAIS AMAM OS FILHOS MAIS DO QUE NINGUÉM.

    Caramba, está a doer-me o braço/antebraço, e vou ter de parar de escrever, mas, amanhã, o Nuno posta uma foto bonita, escreve umas palavrinhas, e eu respondo. De acordo?

    Bom fim de semana.

    Beijo, com mto afeto (faltam poucos minutos pra uma da manhã).

    ResponderEliminar
  6. 00:17, Obrigado Céu.
    Hoje cheguei tarde para ver o blogue, provavelmente deve estar a descansar de um dia menos bom.
    Espero que esteje bem, sexta feira aguardo boas noticias suas.
    Vou procurar uma fotografia que alivie essa dor e lhe traga um sorriso se possível.
    Amanha eu estarei mentalmente consigo na aula de dança.
    Bom domingo, amiga.

    ResponderEliminar